Sobre o curso

O curso de Pedagogia da FAS tem a pesquisa como eixo central da formação de professores, visando desenvolver uma atitude investigativa para promover a prática reflexiva. O currículo inclui atividades de pesquisa desde o primeiro ano e abrange temas diversos como gestão educacional, educação ambiental, ensino bilíngue, educação artística, educação inclusiva, informática na educação, metodologias ativas, Língua Brasileira de Sinais e educação intercultural. O programa também enfatiza a qualidade da produção acadêmica por meio da realização de uma tese sob a orientação de um professor.

Objetivos Específicos

O curso tem como objetivo oferecer um ensino de qualidade e preparar os egressos para o sucesso na vida pessoal e profissional. O currículo tem como foco a formação de profissionais críticos e conscientes da realidade e das necessidades da educação brasileira. O programa enfatiza o uso de recursos digitais e capacita os alunos com as habilidades necessárias para atender às expectativas dos alunos contemporâneos. O programa também enfatiza conceitos como autonomia, inovação, flexibilidade, capacidade de análise e proatividade, ultrapassando os limites da retórica escolar para construir um rol de conhecimentos úteis ao profissional

Formação:

Licenciatura

Podendo ter até 40% (quarenta por cento) da carga horária total ministrada a distância

Coordenador(a):

Paula Francinete de Araújo Batista - Mestra

Carga horária:

3.200 Horas

Público-Alvo

Pessoas que tenham concluído o ensino médio, que se identifique com a área
de educação, que desejem se aperfeiçoar na área de educação infantil, que
desejem compreender a relação professor – aluno, atuar na coordenação
pedagógica, direção escolar, se especializar na área de psicopedagogia ou
neuropsicopedagogia, educação inclusiva e áreas afins.

Processo Seletivo

O curso oferece duas oportunidades de ingresso: no primeiro semestre, são 50 vagas disponíveis, e no segundo semestre, também são 50 vagas. Essas vagas são preenchidas com base na apresentação da nota do ENEM, com um mínimo de 400 pontos, realizado nos últimos dois anos, ou através de um vestibular agendado. O curso segue um sistema semestral, distribuídas em módulos ou ao longo do semestre letivo de acordo com a matriz curricular existente.

Área de atuação

O campo de atuação do profissional de pedagogia oferece um vasto leque de oportunidades. Os pedagogos podem trabalhar em salas de aula, incluindo creches e pré-escolar, e também podem lecionar nas séries iniciais e em programas de educação de adultos, como o EJA. Podem também estar envolvidos na administração escolar, supervisionando e orientando práticas educativas, ou especializar-se em educação especial, apoiando alunos com deficiências físicas, sensoriais, mentais ou múltiplas.

Matriz Curricular

1º Semestre

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico | Modalidade: Presencial
Disciplina: Psicologia da Educação | Modalidade: EAD
Disciplina: Práticas Educacionais Com Crianças de 0 a 05 Anos | Modalidade: Presencial
Disciplina: Língua Portuguesa Com Produção Textual | Modalidade: Presencial
Disciplina: Oficina de Artes Visuais e Modelagem | Modalidade: Presencial
Disciplina: Bncc na Educação Infantil | Modalidade: Presencial
Disciplina: *seminários Temáticos Práticos Sobre a Docência 1- Tema Central: Práticas | Modalidade: Presencial
Disciplina: Educacionais na Infância | Modalidade: Presencial
Disciplina: Atividades Teórico-práticas de Aprofundamento | Modalidade: Presencial
Disciplina: Atividades Complementares | Modalidade: Presencial/EAD

2º Semestre

Disciplina: História da Educação | Modalidade: Presencial
Disciplina: Educação bilíngue | Modalidade: EAD
Disciplina: Práticas de Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil | Modalidade: Presencial
Disciplina: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras | Modalidade: Presencial
Disciplina: Direitos humanos e questão social | Modalidade: Presencial
Disciplina: Teorias Pedagógicas no contexto Educacional | Modalidade: Presencial
Disciplina: *Seminários Temáticos práticos sobre a Docência 2 – Tema Central: Brinquedos e brincadeiras na
educação infantil e no desenvolvimento da linguagem | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Educacionais na Infância | Modalidade: Presencial
Disciplina: Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento II atividades complementares | Modalidade: Presencial/EAD

3º Semestre

Disciplina: Didáticas Centradas no Aluno para o Ensino de Português | Modalidade: Presencial
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem | Modalidade: Presencial
Disciplina: Avaliação dos Processos de Ensino e Aprendizagem | Modalidade: Presencial
Disciplina: Filosofia da Educação | Modalidade: EAD
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação | Modalidade: EAD
*seminários Temáticos Práticos Sobre a Docência 3: Tema Central: Aprendizagem e as Disciplina: Diferentes Faces da Avaliação | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Atividade Teórico Prática de Aprofundamento III Atividades Complementares | Modalidade: Presencial/EAD

4º Semestre

Disciplina: Inovação, Cocriação e Métodos Disruptivos nos Projetos Educacionais | Modalidade: Presencial
Disciplina: Educação a Distância, Ensino Híbrido e Metodologias Ativas | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Didáticas Centradas no Aluno para o Ensino da Matemática | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Didáticas Centradas no Aluno para o Ensino de História | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: *seminários Temáticos Práticos Sobre a Docência 4- Tema Central: Práticas Pedagógicas Inovadoras | Modalidade: Presencial
Disciplina: Atividades Teórico Práticas de Aprofundamento Vi Atividades Complementares | Modalidade: Presencial/EAD

5º Semestre

Disciplina: Didáticas Centradas no Aluno para o Ensino de Geografia e Ciências | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Educação Especial e Inclusiva | Modalidade: Presencial
Disciplina: Optativa I | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Libras | Modalidade: Presencial
Disciplina: Ferramentas Digitais Como Recursos de Aprendizagem | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: *seminários Temáticos Práticos Sobre a Docência V – Tema Central: Tecnologias no apoio à Aprendizagem para Pessoas Com Necessidades Educacionais | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Atividades Teórico de práticas de Aprofundamento VI | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Estágio I | Modalidade: Presencial

6º Semestre

Disciplina: Gestão curricular, planejamento e projetos educativos | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Fundamentos da Gestão Administrativa e Pedagógica Escolar | Modalidade: EAD
Disciplina: Psicomotricidade e Aprendizagem | Modalidade: Presencial
Disciplina: Análise Estatística de Cenários Educacionais | Modalidade: Presencial
Disciplina: Educação de Jovens e Adultos- Fundamentos e Métodos | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: *Seminários Temáticos práticos sobre a Docência 6- Tema Central: | Modalidade: Presencial/EAD Gestão Escolar Inovadora | Modalidade: Presencial
Disciplina: Estágio II | Modalidade: Presencial
Disciplina: Práticas de Extensão (Projetos de Extensão Aplicados às Áreas de Grande Pertinência Social na Região de Inserção da FAS) | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Atividade Teórico Prática de Aprofundamento VI | Modalidade: Presencial/EAD

7º Semestre

Disciplina: Gestão Educacional com Alunos e Famílias | Modalidade: Presencial
Disciplina: Planejamento e Práticas na Educação a Distância | Modalidade: EAD
Disciplina: Neurociências e as competências socioemocionais na Aprendizagem Escolar | Modalidade: Presencial
Disciplina: Projetos em didáticas aplicadas e práticas educacionais – TCC 1 | Modalidade: Presencial
Disciplina: Optativa II | Modalidade: EAD
Disciplina: Pensamento Computacional aplicado à aprendizagem | Modalidade: Presencial
Disciplina: *Seminários Temáticos práticos sobre a Docência 7- Tema Central: Socioemocional na Educação | Modalidade: EAD
Disciplina: Estágio Supervisionado III | Modalidade: Presencial
Disciplina: Prática de Extensão (Projetos de Extensão Aplicados às Áreas de Grande Pertinência Social na Região de Inserção da FAS) | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Atividade Teórico Prática de Aprofundamento VII | Modalidade: Presencial/EAD

8º Semestre

Disciplina: Projetos em didáticas aplicadas e práticas educacionais – TCC 2 | Modalidade: Presencial
Disciplina: Educação Ambiental e Cidadania | Modalidade: EAD
Disciplina: Educação Indígena e no Campo | Modalidade: Presencial
Disciplina: Projeto Educacional para Imigrantes e Nativos Digitais | Modalidade: Presencial/EAD
Disciplina: Estágio supervisionado IV | Modalidade: Presencial
Disciplina: Prática de Extensão (Projetos de Extensão Aplicados às Áreas de Grande Pertinência Social na Região de Inserção da FAS)- TEMA: A diversidade dos ambientes de aprendizagem | Modalidade: EAD

Optativas

Disciplina: Fundamentos de Psicopedagogia | Modalidade: EAD
Disciplina: Disciplina e Limites em Sala de Aula | Modalidade: EAD
Disciplina: Comunicação Não Violenta | Modalidade: EAD
Disciplina: Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil | Modalidade: EAD
Disciplina: BNCC e Fundamentos do Novo Ensino Médio | Modalidade: EAD
Disciplina: Sexualidade e Educação | Modalidade: EAD
Disciplina: Educação de Adolescentes e Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas | Modalidade: EAD
Disciplina: Tecnologia Assistiva | Modalidade: EAD
Disciplina: O gestor escolar na atuação de líder pedagógico | Modalidade: EAD
Disciplina: História da Educação no Seridó | Modalidade: EAD
Disciplina: Educação e Saúde | Modalidade: EAD

Preencha o formulário com suas informações