Sobre o curso

O curso de Educação Especial e a Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional tem como objetivo qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, e demais profissionais de interesse na educação especial, para que possam compreender os principais aspectos neurológicos, psicológicos e pedagógicos que contribuem ou interferem no processo de aprendizagem, a partir do exercício da neuropsicopedagogia e do atendimento educacional especializado além de compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, orientando profissionais no atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem e transtornos mentais.

Objetivos Específicos

  • Compreender a relação do cérebro com o processo de aprendizagem;
  • Entender as questões educacionais na visão da neuropsicopedagogia;
  • Desenvolver a capacidade de interferir no estabelecimento de novas alternativas e diretrizes neuropsicopedagógicas no processo educacional;
  • Entender como os transtornos de ordem neurológica interferem na aprendizagem e na comunicação;
  • Facilitar a comunicação entre o educador e o educando, de modo a promover a aprendizagem;
  • Conhecer novas estratégias neuropsicopedagógicas, com a aplicação do conhecimento da neuropsicopedagogia;
  • Conhecer as principais metodologias do Atendimento Educacional Especializado.
  • Atuar no processo de educação inclusiva nas salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE.

Formação:

Lato-sensu

Podendo ter até 40% (quarenta por cento) da carga horária total ministrada a distância

Coordenador(a):

Angélica Alves D’almeida de Melo Lula – Psicóloga CRP 17/0954 Especialista

Carga horária:

600 Horas

Público-Alvo

Professores, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e/ou Profissionais de áreas afins.

Processo Seletivo

A seleção será efetuada mediante preenchimento da ficha de inscrição e apresentação dos seguintes documentos: diploma, CPF, RG e comprovante de residência.

Área de atuação

Matriz Curricular

1º Semestre

A neuropsicopedagogia e o processo de aprendizagem
Neurociência e linguagem: funções mentais superiores
Psicologia geral e do desenvolvimento
Fundamentos da educação especial e inclusiva
Atendimento educacional especializado para pessoa com deficiência intelectual, física, psicomotora ou altas habilidades

2º Semestre

Planejamento, projeto político pedagógico e organização curricular do ensino
Transtornos e dificuldades de aprendizagem
Intervenção da neuropsicopedagogia institucional
Intervenção na sala de atendimento educacional especializado
Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica na clínica

3º Semestre
4º Semestre
5º Semestre
6º Semestre
7º Semestre
8º Semestre
Optativas

Preencha o formulário com suas informações