O curso de Educação Especial e a Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional tem como objetivo qualificar profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, e demais profissionais de interesse na educação especial, para que possam compreender os principais aspectos neurológicos, psicológicos e pedagógicos que contribuem ou interferem no processo de aprendizagem, a partir do exercício da neuropsicopedagogia e do atendimento educacional especializado além de compreender e analisar o aspecto da inclusão de forma sistêmica, orientando profissionais no atendimento a alunos com dificuldades de aprendizagem e transtornos mentais.
Podendo ter até 40% (quarenta por cento) da carga horária total ministrada a distância
Angélica Alves D’almeida de Melo Lula – Psicóloga CRP 17/0954 Especialista
600 Horas
Professores, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais e/ou Profissionais de áreas afins.
A matrícula do candidato será efetuada mediante o preenchimento da ficha de inscrição, apresentação dos seguintes documentos: diploma e histórico de Graduação, CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de pagamento da matrícula.
O curso oferece duas oportunidades de ingresso: são 60 vagas disponíveis.
Essas vagas são preenchidas com base na apresentação da nota do ENEM, com um mínimo de 400 pontos, realizado nos últimos dois anos, ou através de um vestibular agendado.
–
A neuropsicopedagogia e o processo de aprendizagem
Neurociência e linguagem: funções mentais superiores
Psicologia geral e do desenvolvimento
Fundamentos da educação especial e inclusiva
Atendimento educacional especializado para pessoa com deficiência intelectual, física, psicomotora ou altas habilidades
Planejamento, projeto político pedagógico e organização curricular do ensino
Transtornos e dificuldades de aprendizagem
Intervenção da neuropsicopedagogia institucional
Intervenção na sala de atendimento educacional especializado
Avaliação e intervenção neuropsicopedagógica na clínica