Com a necessidade de atualizar-se e manter o controle dos negócios, as
organizações tiveram que aderir a mecanismos e ferramentas que pudessem
eliminar possíveis erros dentro do controle interno. Deste modo, para que seus
objetivos fossem alcançados, aderiram aos processos de auditoria interna, afim de
contribuir de forma direta na realização de testes para a identificação de
irregularidades e fraudes. O objetivo principal deste artigo, é verificar o papel da
auditoria interna na minimização dos riscos inerentes a organização, buscando
entender quais são os benefícios de uma auditoria interna no sentindo de minimizar
esses possíveis riscos, como funciona, o que deve ser levado em conta na hora de
escolher a empresa que prestara o serviço de auditoria, entre outros fatores. A
metodologia utilizada nesta pesquisa, foi a pesquisa bibliográfica, consultas em
periódicos, sites e artigos científicos, onde de maneira qualitativa se apresenta as
funções do auditor, mostrando que ele tem função diferenciada dentro das empresas,
auxiliando os gestores em suas decisões, com a apresentação de seu trabalho final,
onde contém as informações fornecidas pelos demais setores. Portanto, se faz
necessário o auxílio desse profissional com os conhecimentos aplicáveis, para os
processos internos e o crescimento do negócio.